
Quando o Android foi lançado, a venda de apps pelo Android Market tinha restrições geográficas. Independente de onde você estivesse, era possível instalar os apps gratuitos, mas em alguns países, inclusive no Brasil, não era possível fazer compra de qualquer app pago para o seu Android. Root era a única solução, pois apenas com acesso root você podia usar um app chamado Market Enabler e, com ele “fingir” que o seu Android estava conectado a uma operadora norte-americana e, assim, usar seu cartão de crédito internacional para comprar apps.
Outra função de um smartphone moderno que, nos primórdios do Android, só podia ser cumprida em sistemas com “root” liberado era o tethering, que consiste em usar o celular com Android para servir como access point e prover acesso à internet a outro dispositivo, como um notebook. Naqueles tempos, o tethering não era função nativa do Android e os bons apps para essa finalidade requeriam “root” para funcionarem. Hoje a função está amplamente difundida e os Smartphone com versões mais atuais do Android já contam com o recurso nativamente.
Com o Android Market se expandindo pelo mundo e permitindo a compra dos apps pagos para quem está aqui no Brasil, o Market Enabler perdeu sua principal função. Com o tethering liberado como função nativa do sistema operacional, a maior parte dos usuários não precisa sequer de um app extra para essa função. Por esses motivos, o “acesso root” perdeu o sentido para o usuário comum, não-geek.
O que é, precisamente, “root no Android”?
Obter acesso root nada mais é do que ganhar privilégios de administrador (ou super usuário) sobre o sistema operacional Android. Como o Android é baseado no Linux, a situação é, precisamente, essa: o usuário de um smartphone Android com acesso root é como o usuário do Linux que sabe a senha de super usuário e, portanto, pode rodar comandos usando “sudo” (super user do). Quem usa um Android sem acesso root, fica privado pode realizar determinadas operações sobre o sistema que precisariam de privilégios de super usuário.
Para que serve acesso root num Android atualmente?
O problema é que o procedimento para obter acesso root no Android muda de acordo com o modelo de smartphone e também de acordo com o firmware instalado. Alguns apps prometendo soluções universais chegaram a surgir, mas como os caminhos para realizar o procedimento foram mudando, hoje eu não apontaria nenhum esquema de root universal como válido. A saída é pesquisar sobre o método adequado ao seu modelo.
0 comentários:
Postar um comentário